top of page

A História e Repertório

A tentativa de desenvolver as nossas capacidades musicais e também de as pôr em prática, levou-nos em 1999 a uma vontade de formar um grupo o qual foi nomeado Eclodir Azul.
 

Seguiram-se três anos de trabalho e, em 2002, surgiram os primeiros temas originais concluídos, compostos pelo grupo, baseados na música tradicional portuguesa, tentando de alguma forma criar uma mistura com os ritmos da actualidade, criando uma ponte entre o tradicional e o moderno, incrementando os sons com os novos ritmos e sons urbanos.

Em 2004 o grupo toma forma e, daí em diante, viria a ganhar cada vez mais consistência e a atrair cada vez mais, a atenção das pessoas.


 

 

O ano de 2005 marca o início dos ensaios num ambiente ainda amador. A 1 de Outubro de 2005 é oficialmente criado o grupo de Percussão Eclodir Azul. Ainda sem instrumentos para tocar, o grupo realizou todos os seus ensaios com bidões de metal e plásticos de 200 litros, tendo depois realizados actuações com os mesmos, em eventos tais como Estoril Open – onde actuou como “Bidões de Fogo”, a convite da organização; Participou na produção do espectáculo “O Monumento Sonoro” para a comemoração do 40.º aniversário da Fábrica de SKIP, em Sacavém; actuou com os mesmos bidões em Tavira, sempre em co-produção com a companhia de teatro nacional de rua “Artelier?” também sediado no concelho de Loures tal como nós, e é um grupo do qual temos carinho porque foi em diversas actuações em parceria com os “Artelier?” que podémos desenvolver o nosso potencial e fléxibilidade assim como a divulgação do Eclodir Azul que foi determinante para o seu lançamento e reconhecimento deste novo grupo de percussão portuguesa.

3a0827_3ef7c627a41646bbbb469d5215758f39.
bottom of page